Como escolher o curso da faculdade? + Como escolhi jornalismo

2016 mal começou e estar ou não na faculdade pode mudar um ano inteiro de uma pessoa - tal como ter que decidir o que cursar na faculdade. O Sisu abriu as inscrições e logo o Prouni também abre, então vamos conversar sobre escolhas.

Vira e mexe alguém me pergunta sobre a faculdade de jornalismo, como eu escolhi o curso, sobre a grade, sobre vestibulares, qual era a minha rotina de estudos ... Sempre acabo interrogada.Resolvi fazer esse post para tentar ajudar vocês com a parte que eu considero mais importante: escolher o curso - depois que você escolheu o curso, o resto fica mais fácil.

Até porque no calor do terceiro ano, no clima de despedidas, medos, inseguranças, até as certezas não parecem mais tão sólidas. Será que eu realmente quero esse curso? Devo ter um plano B? Será que eu mudo de estado? Será que eu consigo? Enquanto a sociedade te cobra que você tenha achado o que quer fazer tão cedo.

Juntei em tópicos dicas que me ajudaram a ter certeza que jornalismo era o que eu realmente queria fazer e como eu escolhi minha faculdade. Enjoy!

Pesquise a grade da faculdade
Você sabe que médicos estudam anatomia, que engenheiros estudam física e advogados estudam leis - mas o que mais eles estudam? Você sabe o que vai estudar na faculdade?

Na hora de pesquisar sobre a profissão descobrimos várias funções que o profissional tem mas nem sempre nos dizem o que você vai aprender na faculdade. 

Uma dica que me ajudou muito a ter certeza que eu queria jornalismo e não qualquer outro curso é ver a grade curricular. Abra a grade curricular do curso que você quer nas faculdades que pretende estudar e analise as matérias. Se bateu a vontade de aprender tudo aquilo, parabéns! Se não, procure as grades de outros cursos que você faria e veja se algum deles faz seu coração bater mais forte.

Pesquise os cursos
A internet está ao seu favor.
Procure relatos de estudantes sobre a faculdade, profissionais falando sobre a profissão, áreas de atuação. Em alguns sites de faculdade você acha cronogramas de dias em que você pode fazer visita guiada pela faculdade.

Fale com pessoas que fazem/fizeram esse curso
Nada como poder conversar com alguém que "fala a mesma língua". Essa pessoa vai poder te contar o melhor e o pior da faculdade, do estágio, se é aquilo mesmo que você espera e até te dar dicas, afinal de contas um dia ela esteve na mesma posição que você está hoje.

Faça a faculdade por você
Sempre tem aquele tio chato que no almoço de família diz que você deveria fazer o curso do momento para ficar rico. Sempre tem alguém que dá aquela risadinha porque a sua profissão "ganha pouco". Ou aquela pessoa que dúvida que você vai passar. Ou mesmo a amiga da sua mãe que fala "mas tem emprego na sua área? Não estão demitindo todo mundo?/È difícil entrar para essa área né?" Blé.

E eu digo: você está fazendo a faculdade para você ou para eles?
Nem todo mundo vai ficar rico com o curso que escolheu, paciência.
Mas não é melhor ser feliz? Ter histórias para contar? Conhecer pessoas que tenham a ver com você porque gostam das mesmas coisas?

Quem vai aguentar o baque é você. Três, quatro ou cinco anos de faculdade que é VOCÊ que vai passar por todas as etapas para poder se formar. Não vale a pena viver o sonho e a vontade dos outros.

Que adianta ganhar 10 mil por mês num emprego miserável enquanto vê o tempo passar?

Find what you love and let it kill you
Como Bukowski disse, ache o que você ama e deixe isso te matar.
O maior segredo é esse: amor.
A faculdade é cansativa, estressante e pode parecer injusta ás vezes.
Você não vai gostar de todos os professores, principalmente os que não te passam por 0.1. Você não vai gostar do pessoal que fala alto demais nas aulas. Você vai ficar maluco em uma semana em que você pode ter três provas no mesmo dia. 

Se você não gosta do que você está fazendo, qual a motivação de fazer tudo isso? Começa a deixar de fazer sentido a faculdade.

Se você ama o que faz, parece que tudo se torna mais leve, é chato mas faz sentido. No meio da loucura de se entregar nos tornamos pessoas melhores, aprendemos a fazer o melhor e não "o mínimo pra passar".



Como escolhi jornalismo?
Desde que eu me conheço por gente eu amo escrever, logo cheguei a conclusão que queria ser escritora e passar minha vida toda escrevendo. Considerei o curso de letras mas quando vi a grade parece que faltava alguma coisa, não tinha motivação. Quando eu tinha 12 anos comecei a pesquisar sobre jornalismo e não teve mais volta, estava decidida. Pesquisei sobre o curso no Guia do Estudante, li textos de meninas que faziam jornalismo, pesquisei as grades do curso em diversas faculdade e quando eu via as matérias uma vontade absurda de estudar tudo aquilo me invadia. Uma vontade insaciável de aprender. 

Me pediam para ter uma segunda opção de faculdade, mas no fundo eu não me vejo fazendo outra coisa. Considerei sim no meu último ano cursos como estudos da mídia, ciências sociais (hoje em dia nunca consideraria essa opção) e até coloquei em um vestibular ou outro a segunda opção cinema ou fotografia - mas só porque não podia colocar jornalismo duas vezes.

O segredo é o amor. Olhar para a grade e pensar: EU QUERO. Querer muito a ponto de não desanimar de ver uma ou outra matéria que parecem chatas. È saber que você poderia fazer qualquer outro curso mas aquele parece ser feito para você. È querer com todo seu coração fazer aquilo sem ouvir a ladainha dos outros que o seu curso ganha pouco, trabalha muito e tem profissionais corrompidos. Porque na realidade você não se importa com essas coisas.

Como escolhi a faculdade?
A minha vida inteira eu quis fazer USP. Daquelas pessoas que falam "pra mim é só essa faculdade". No final do meu segundo ano do ensino médio alguém me perguntou se eu já tinha visto a grade de jornalismo na USP, falei que não e resolvi começar a procurar as grades curriculares de várias faculdades. Quando abri a da USP na ansiedade me decepcionei um pouco. Não sei dizer porquê mas achei meio chato ou esperava matérias que não são oferecidas. Abri de mais algumas faculdades até abrir a do Mackenzie. Pronto, o estrago estava feito.

Logo no primeiro semestre: fotografia, cinema, música, história da arte, teoria da imagem, psicologia entre outros. Fiquei encantada admirando as matérias da tela do meu computador. EU QUERIA IR PARA AQUELA FACULDADE E APRENDER TODAS AQUELAS COISAS.

Avaliei os custos, os financiamentos, as bolsas de estudos. Era uma faculdade que eu podia fazer <3 De resto foi só estudar e fazer o meu melhor no dia do vestibular. Pouco tempo depois da prova saiu a lista da primeira chamada e meu nome estava lá: 2015 seria o meu ano. E foi.

Eu fiz um post sobre o primeiro semestre da minha faculdade de jornalismo e você pode ler ele aqui.

Espero que tenham gostado do post e que ele tenha sido útil!

Qualquer dúvida é só jogar nos comentários que eu vou ficar feliz em responder. 
Eu também posso chamar alguns amigos para falarem dos cursos deles aqui, me digam se gostariam nos comentários

Bisous

8 comentários:

  1. Não é uma escolha fácil.....boa sorte!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não! Boa sorte para os que ainda não escolheram!

      Excluir
  2. <3 <3 <3 <3 e aí a gente se conheceu no primeiro dia!

    ResponderExcluir
  3. Postagem maravilhosa realmente é difícil a escolha mais vale a penas,
    blog maravilhoso sucesso seguindo, tenha uma semana abençoada.
    Novo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WflDsh0kjCo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <2 obrigada <3 obrigada <3
      O mesmo pra você chuchu!

      Excluir
  4. Amei!
    Vc me inspirou menina!!! Sou grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito muito feliz em ler isso :D
      Eu que sou grata <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...