Entrevista com Otávio Albuquerque

Em outubro eu fui até o Youtube Space com uma amiga da faculdade para entrevistar o Tavião para uma matéria da nossa revista, este semestre (Nossa revista aconteceu e é linda <3). Conversamos sobre carreira, faculdade e, é claro, comida! Até rolou um jogo de situações que ele tinha que responder com uma comida ou bebida.

Tavião who? Otávio Albuquerque tem 33 anos, é formado em ciências sociais e já trabalhou com arte publicitária e tradução mas ficou conhecido na internet ao criar o canal do youtube Rolê Gourmet, com PC Siqueira. Hoje, ele é diretor da Tastemade Brasil e também tem o canal Coisas que Nunca Vivi ou Evitava Viver.

Abaixo você confere a nossa entrevista com o Otávio e algumas fotos também!

Cinco conselhos que você daria a si mesmo aos 18 anos
Tavião:
1. Se preocupe menos
2. Não precisa trabalhar tanto
3. Seja mais gentil com as pessoas
4. Seu metabolismo vai desacelerar (risos)
5. Ligue mais para o seu pai

Um conselho para escolher faculdade
Tavião: Eu diria que o maior conselho para escolher faculdade seria você entender como se fosse só seu próximo passo, não como o que você vai fazer da sua vida. Sua vida vai mudar muito, e aos 18 anos você não tem a menor ideia de como vai ser a sua vida então é meio inútil você achar que isso vai definir o resto da sua existência. Decidam uma coisa que pode interessar vocês no momento sabendo que pode mudar de ideia depois.

Como foi a mudança de Sorocaba para São Paulo? (O Tavião morava em Sorocaba e se mudou para São Paulo para fazer Ciências Sociais na USP)
Tavião: Eu vim de uma situação em Sorocaba que para mim não era tão legal na época. Eu não tinha amigos, meus pais brigavam muito, não estava numa época muito legal então pra mim foi perfeito. Comecei uma coisa nova do zero em outro lugar. Não foi nenhum grande perrengue, morar sozinho, cozinhar, era uma coisa que eu estava a fim de fazer, essa nova experiência e de viver uma coisa nova do zero. Foi muito legal pra mim, acho que a cidade me recebeu muito bem, na verdade, tem coisas fantásticas pra você viver, fazer e conhecer aqui.


O que você quer conquistar? (para conferir o resto da entrevista é só clicar "Continue Lendo" aqui do lado esquerdo)
Tavião: : Eu quero dormir! Talvez esse seja o maior equivoco da minha vida. Eu sempre trabalhei com coisas que eu gostava muito, até mesmo na época da faculdade eu entrei porque eu gostava de assuntos que a faculdade ia abordar. Fui trabalhar com sociologia da violência, trabalhei sobre isso dois anos depois fui trabalhar com animação, num estúdio de arte para a publicidade, depois trabalhei com tradução de literatura, depois trabalhei com meu canal e com culinária na Tastemade. Hoje trabalho com uma coisa que eu adoro no YoutubeSpace, então eu sempre acabo confundindo a minha vida com o meu trabalho. O que eu queria mesmo hoje é encontrar um equilíbrio de trabalho e vida onde eu conseguisse descansar um pouco mais para que eu realmente goste das coisas que eu gosto em vez de virar um fardo.

Já se pesquisou no Google?
Tavião: Lógico!

Você sente que tá rolando uma onda de “gourmetização”?
Tavião: Não, acho que isso foi e já passou. Eu não vejo isso com maus olhos. Acho que a coisa da gourmetização no fundo é um jeito de atrair pessoas pra coisa que de outra forma elas talvez não experimentariam. Acho que muitas pessoas tem aquela frescura com comida, ah não como isso, não como aquilo, a gourmetização no fundo e um jeito de, sabe aquela bicicleta com rodinha pra gente mala, babaca “Ah não como isso”, experimenta essa rabada gourmet. É um jeito de fazer com que as pessoas expandam o horizonte delas. Acho que muitas pessoas ficam presas ao que elas já conhecem. Então, a gourmetização pode ser um jeito para que as pessoas experimentem mais coisas. Acho que essa onda já quebrou faz um tempo, não sinto mais isso tão presente em tantos lugares, mas talvez porque já cumpriu esse papel de fazer primeiro com as pessoas saíssem de casa pra ir comer, depois que saíssem de casa pra comer algo que elas ainda não tinham experimentado, e isso no fundo é muito bom.

Você acha que o role gourmet tem informações no interesse das pessoas que estão aprendendo a cozinhar agora?
Tavião: Pra caramba cara, acho que esse é o meu maior orgulho com o role gourmet, das pessoas falarem, eu nunca tinha pensado em cozinhar, agora que eu vi que é fácil, que é simples, pode ser pra mim também. Acho que isso no fundo rompe uma barreira que é muito maior do que só comer. È uma coisa de independência, de vc saber se virar seja qual for a situação. È uma oportunidade social, de vc encontrar com os amigos, com o namorado, com a namorada. Eu sinto que é muito legal quando as pessoas falam agora toda semana eu junto os meus amigos e a gente prepara um prato do role, ou fiz pra minha namorada, ou fiz pra minha mae ou mesmo sozinho. Isso é mto maior do que so comer, isso que é o legal da comida, não suprir uma necessidade básica de vida, que senão você vai la e come arroz puro, um cachorro quente. Pode ser mto mais legal do que isso. Acho que diferente de todos os outros canais de culinária, dos outros programas de culinária que são bem mais sofisticados que o nosso, o RG ele pega e fala pra qualquer um “isso você pode fazer”, acho que essa é uma mensagem mto bacana.

 Qual seu vídeo favorito do Coisas? Qual você mais gostou de fazer?
Tavião: Vídeo mais legal que eu fiz?
Ou a experiência mais legal
Tavião: Cara, o mais gostoso de fazer foi o do cavalo, que eu gostei muito, mas eu acho que o que eu mais gostei mesmo de fazer, o que eu acho que foi a mensagem mais legal, foi o de se livrar de coisas velhas em casa. Eu acho que, andar á cavalo é uma coisa maneira, mas eu não consigo fazer todo dia. O que eu passei ali na hora que eu tava tentando limpar a minha casa, é uma coisa que dá pra você fazer todo dia, de ver o que você quer guardar com você e o que você já pode deixar passar para frente. Não é questão de jogar fora, mas é uma questão de saber o que você guarda e o que você não guarda, que vai muito além de ocupar espaço.

Momento fangirling com o dinossauro que brilha no escuro que eu dei pra ele e esse abraço <3

Também fizemos um jogo onde ele tinha que responder o que comeria ou beberia naquela situação

 Se você tirasse uma nota baixa na faculdade
T: Cara, o prato seria um frango assado e umas seis latas de cerveja (risos)

 Um dia que você tá muito mal, o que você cozinha?
T:Cara, quando eu tô mal mal mesmo, são os dias que eu peço hambúrguer. Também com cerveja (risos).  Daí, não é nem que eu cozinho, eu gosto de pedir McDonalds mesmo. Eu tenho meu combo que é um quarteirão, um nuggets de 10, um molho agridoce, um molho barbecue e um monte de cerveja ai.

 Um prato ou um drink para uma viagem de carro com os amigos
T: Cara, isso me lembra o salpicão da galinha pintadinha que a gente fez, que foi quando a gente foi voar no balão da galinha pintadinha,que foi uma das coisas mais legais que eu já fiz.

Um prato ou um drink para um fim de relacionamento
T: (risadinha) Cara, eu acho que assim: eu terminei dois namoros na minha vida. Eu lembro que o primeiro, a gente terminou e depois marcou de se conversar e foi no Sujinho.E a gente comeu um filé á cubana, tem até uma história em quadrinho que eu vou lançar que conta essa história, e eu lembro do sabor daquilo tudo que é muito gostoso, é um dos meus pratos favoritos, eu lembro que a gente terminou meio que assim "É verdade, né? Não tem muito mais pra onde a gente ir" Mas não foi tão triste porque a gente tava ali comendo e tava muito bom. Se vai pra terminar um relacionamento, pelo menos come um negócio gostoso e toma uma cerveja. Chateado, você sempre vai sair mas pelo menos, fala "ah, foi maneiro o jantar"

 Só o McDonalds resiste ao apocalipse zumbi. Você tem todos os ingredientes para um prato mas você não pode fazer um hambúrguer.
T: Cara, infelizmente, eu já comi McDonalds descontruído, não sei se vocês já viram isso, que é o McGourmet, que é uma mulher que faz uns pratos diferentes com os ingredientes, ela faz tipo um ceviche com o peixe do McFish, faz nhoque da batatinha e sinceramente, cara, depois de ter comido isso, no apocalipse se não desse para fazer lanche, tivesse que comer a comida dessa mulher do McGourmet, eu preferia morrer e virar um zumbi. Não me preocupo não.

//Crédito das fotos: Stephanie Ramos e Maria Clara Lucci//


Matéria finalizada na revista (thanks Louise Hardy, pela diagramação)

o dinossauro que eu dei de presente <3

TAVIÃO POR AI

Gostaram da entrevista?
Deixem sugestões nos comentários e digam se curtiram a entrevista :)

Bisous

2 comentários:

  1. O número de respostas começadas com "cara" indica que foi uma entrevista mesmo com o @taviao e a matéria ficou show!
    André R.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...