Volta ao passado em uma estação de metrô

foto: Fábio Costa

Por alguns minutos quando se entra na linha vermelha do metrô de São Paulo, por apenas R$3,50 você tem a possibilidade de trocar simples vagões de metrô, por uma viagem no tempo para um conflito histórico de sua preferencia. Entre as opções de viagem no tempo temos a Segunda Guerra Mundial, Revolução Francesa ou Guerra Fria.

A linha amarela delimitada no chão, separa o meu território com o do inimigo.
O trem demorava, como sempre, dando tempo para o aquecimento pessoal.
Alongo meu pescoço e me posiciono á frente dos meus pseudo-concorrentes
para me lançar em vantagem ao conflito.

E então se ouve o sinal. Mais discreto que os sinos da Segunda Guerra Mundial
mas com uma luz cegando-me como quem diz: È agora ou nunca. A euforia
toma os passageiros do metrô , enquanto lentamente o vagão para, como se
fosse a roleta do programa “Roda a Roda”.

A porta se abriu e deu-se a largada para os ataques.
Cada um por si e Deus por todos.

A multidão me arrasta para dentro do vagão e quase flutuo com meus míseros 1,63 de altura. O senhor ao meu lado, vestido de preto era o general Costa e Silva, de luto pelo fim da ditadura. Maria Antonieta estava sentada com cara de impaciente, segurando um saco de pão. Um Napoleão mentalmente fazia planos de como conseguir descer na próxima estação – um plano ainda mais ousado do que conquistar a Rússia.

Os passageiros se entreolham como se fossemos americanos tentando encontrar espiões russos na Guerra Fria. A luz do mapa do metrô pisca e devo descer na estação República para a voltar ao ano de 2015. Luto para chegar á porta como um estudante de esquerda lutava para chegar á democracia durante a ditadura. Luto bravamente contra a corrente de militares querendo me manter ali, e consigo sair daquele combate.

A linha vermelha do metrô de São Paulo é mais didática que livros de história, em que outro lugar você pode trombar com Hitler, sentar ao lado de Joana d'Arc e ceder seu lugar para Nelson Mandela?
________________________________________________________________

Eu escrevi essa crônica na aula de construção de narrativas para a minha prova inspirada em um texto chamado "As guerras na linha vermelha" que meu professor manteve o autor em anônimo. Espero que tenham gostado :)
Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...