Filmes da semana #1 - Especial Férias

As férias chegaram e agora podemos assistir sem culpa vários dos filmes que estão na nossa lista de "Quero Ver" do filmow ou da vida (Me adiciona no filmow). Então resolvi criar essa nova categoria pro blog chamada "Filmes da Semana" onde eu posso fazer uma pequena resenha do filme e compartilhar dicas para filmes nas férias.

Nessa semana só assisti dois filmes: O Iluminado (Stanley Kubrick - que eu tinha a possibilidade de assistir em tela de cinema <3 valeu cinemark!) e Ladrão de Casaca (Alfred Hitchcock) e vou contar mais sobre eles abaixo

O Iluminado (The Shining- 1980)
Como eu disse lá em cima, tive a sorte de poder assistir O Iluminado no cinema, assim pude ver em uma tela grande todo o trabalho de câmera incrível do filme e suas cenas clássicas como Jack Nicholson com a cabeça enfiada em um pedaço de porta e o menino Danny andando de triciclo pelos corredores do hotel. Fora poder ouvir a trilha sonora de maneira (ainda mais) impactante.

A história e simples e com tudo para dar errado: Jack Torrance, um escritor e ex-alcoólatra é contratado para ficar como zelador em um hotel com sua mulher e seu filho, Danny durante o inverno, época que o hotel é fechado. Logo no começo do filme, antes que ele assine o contrato,  descobrimos que um antigo zelador do hotel ficou louco com o isolamento durante o inverno e assassinou sua esposa e duas filhas, logo depois suicidando-se. Kubrick logo no começo do filme diz que se algo parecido acontecer não é mera coincidência, junto com as caras e bocas do Jack Nicholson de um homem que está about to go crazy.

Primeiramente: o filme é baseado em um livro do Stephen King (que o-de-ia a adaptação do Kubrick - que costumava ligar para o escritor ás três da manhã para lhe perguntar coisas como "Você acredita em Deus?")
Segundo: È um filme do Kubrick.
EVIL GENIOUS

O filme inteiro é um horror psicológico que junto a trilha sonora (impecável) começa a te afetar com um som que te deixa tensa esperando que a qualquer minuto, Jack ceda a loucura e mate sua família. QUE SOM. Daquele altíssimo que parecem unhas em um quadro negro.

Os enquadramentos de Kubrick são maravilhosos <3

O filme se arrasta um pouco aqui e ali mas vale a pena ver o clássico - e para os que como eu ficaram intrigados com o filme e querem saber mais sobre ele, existe um documentário sobre o filme chamado Room 237 (tô doida pra ver) que conta teorias malucas (e nem tão malucas) sobre o filme: È um filme sobre o holocausto? lenda do minotauro? confissão que Kubrick ajudou o governo americano a forjar o homem na lua? That's the question

Ladrão de Casaca (To Catch a Thief - 1955)
essa cena é linda e muito bem pensada!
O filme conta a história de John Robie, um ex-ladrão de joias que costumava circular pelos telhados, assim sendo apelidado de "o gato", e agora está aposentado no sul da França.

Então, começam a acontecer roubos de joias com o mesmo modus operandi de Robie, e para tentar provar sua inocência ele se envolve com duas milionárias - Jessie e sua bela filha Francie Stevens, interpretada pela Grace Kelly - duas próximas vítimas em potencial.

O filme tem paisagens maravilhosas de Cannes, Nice e Mônaco, que vão fazer você querer viajar para o sul da França e frequentar aquelas praias com todas as roupas que a Grace Kelly usou (Durante as filmagens do filme, Grace Kelly conheceu o príncipe Rainier de Mônaco, com quem viria a casar depois e virar uma princess e abandonar a carreira de atriz, tdx chora). Um fato um tanto tenso sobre o filme, é que anos depois, Grace teria morrido em um acidente de carro na mesma estrada que serviu de cenário para uma fuga no filme. Já uma curiosidade feliz é que o vestido azul da Grace foi copiado para uma barbie em sua homenagem.

Grace Kelly é rainha musa do verão de chique e exala elegância e beleza o filme inteiro, ainda mais no papel de uma jovem que com a mãe é submissa, resultado da educação, mas longe dela tem seus próprios desejos, é determinada e mesmo assim também tem suas inseguranças.


O roteiro também é muito bem pensado cheio de duplo sentido nas falas, onde o ator protagonista brilha. Acho que vale ressaltar a atuação da atriz que faz o papel da Danielle Foussard. Para quem procura o Hitch nos filmes dele, ele aparece no começo do filme por vários segundos. Vale ressaltar também o uso inteligente do visual em duas cenas: o gato no telhado e os fogos de artifício, no spoiler.

O filme está disponível no Netflix <3

Gostaram do post? Que filmes tem assistido nas férias?
Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...