turistando um dia por São Paulo (a.k.a o que fazer em São Paulo em um dia)

Na última quinta-feira, o meu melhor amigo veio passar um dia em São Paulo (entrem no portal maravylhoso dele, o Beco Literário - que vai dar desconto para a bienal do livro este ano, fiquem ligados) e combinamos de almoçarmos juntos e depois eu levá-lo para conhecer alguns lugares de São Paulo.

Quando um amigo meu pede dicas para passar o dia em São Paulo ou vem passar um dia na cidade e quer sair comigo, sempre rola uma dúvida de onde levar a pessoa - na hora parece que a cidade não tem as milhões de opções culturais que realmente tem. Sempre levo em consideração o que a pessoa gosta e não gosta na hora de montar o roteiro mas alguns pontos turísticos são inevitáveis. Então esse post conta o que fizemos naquele dia e é uma dica de onde levar os migx em SP.

foto: Fernando Stankuns
A primeira parada do tour foi um dos cartões postais mais queridos da cidade de São Paulo: a Avenida Paulista <3

Encontrei o Gabriel no Shopping Center 3 onde nos juntamos com o André e a Mariana para almoçar - meu melhor amigo foi a pessoa mais feliz do mundo com o balde de frango do KFC, sério haha <3

Depois do almoço andamos até o MASP e eu perguntei se eles queriam visitar o mirante nove de julho (que fica atrás do MASP), então descemos até o mirante e escolhemos uma das mesas que ficava de frente para um vidro em que você pode ver toda a movimentação de carros da Nove de Julho.

Não experimentamos nada do cardápio, infelizmente, porque estávamos quase rolando depois do almoço mas eu fiquei curiosa para voltar e comer um docinho lá. Me falaram que o café de lá é muito bom - e vem em uma xícara super fofa escrita "isso é café" igual o neon que fica na entrada.



Mirante Nove de Julho
Rua Carlos Comenale s/n
Bela vista
(11) 3111-6342

Depois do mirante, pegamos um táxi até o edifício Itália para visitar o terraço e ver a cidade de cima, mas descobrimos que o terraço ainda está em reforma. Tivemos a opção de ficar no restaurante, mas a entrada do restaurante custa R$30 e eu acho que vale muito mais a pena guardar para um dia especial - e a noite <3

Então eu sugeri subirmos no terraço do Copan que fica ao lado do edifício Itália, e demos a maior sorte do mundo, porque o Edifício Copan só realiza duas visitas ao terraço por dia: 10h30 e 15h30 - de segunda a sexta (Chegue com cerca de 10 minutos de antecedência).

 O Edifício Copan foi projetado em 1951 pelo Oscar Niemeyer e se tornou um dos cartões postais da cidade pelo seu formato que quebra ângulos retos. Como o próprio disse em 98, "Não é o ângulo reto que atrai, nem a linha reta, dura, inflexível ... O que me atrai é uma curva livre e sensual.

Como Copan está em reforma assim como terraço Itália, no terraço vemos esses tecidos azuis cobrindo o prédio. O terraço em si não é muito bonito, mas dá pra ir circulando de uma ponta a outra para ver a cidade de São Paulo. Ainda sim, eu prefiro o Edifício Martinelli que tem um terraço mais bonito e dá uma vista maior para a cidade - eu já fiz um post sobre o Martinelli e você pode vê-lo aqui).


Foto: Gabriel Camacho


Como já estávamos no centro da cidade, levei os amiguinhos para conhecer a biblioteca Mário de Andrade - que está dando passos para se tornar 24h <3


foto: divulgação
Foto: Sylvia Masini
A biblioteca Mário de Andrade é muito linda e bem equipada - tem mesas de estudo dentro e fora da biblioteca, onde eles também oferecem tomadas e wi-fi gratuito, além de guarda-volumes. Sempre tem algum evento legal rolando lá, como festivais de filme e encontros com autores - fui lá que eu conheci o Antonio Prata <3


Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Consolação

Depois de conhecer a biblioteca, eu quis levá-los para conhecer a Famiglia Mancini, que é um trecho de uma quadra na Rua Avanhandava que me encanta desde que eu era criança com os restaurantes lindos, a fonte de água na entrada e uma espécie de varal de luzes que fica na rua.

 A Famiglia Mancini começou quando o centro entrou em processo de decadência - tanto que se você vai andando até lá, pela rua Martins Fontes, você percebe a diferença entre uma rua com pequenos comércios locais e alguns moradores de rua para o luxuoso quarteirão. Vale a pena passar lá de noite, é absurdamente lindo <3 - e se estiver disposto a abrir o bolso, conhecer um dos restaurantes com seus pratos gigantes de comida.

Famiglia Mancini
Rua Avanhandava, 81
Centro

E para fechar o dia como true paulistanos fomos em um shopping hahahha. Escolhemos o Shopping Light por ser o mais perto e porque ele fica de frente para o Theatro Municipal, que também é uma atração turística de São Paulo.


Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo s/n
República

E nosso tour terminou assim porque logo em seguida menino Gabriel e amigos voltaram para casa :( - mas nosso dia foi muito divertido e valeu a pena <3

Espero que tenham gostado deste post! Me contem nos comentários onde levam/levariam os seus amigos ou parentes se eles só fossem passar um dia em São Paulo!

Bisous

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...