Trilogia do Caos do Alejandro González Iñárritu

Olha esse sorriso leve de quem é queridinho no Oscar

Ontem (28) em Los Angeles, aconteceu a octogésima oitava cerimônia do Oscar em Los Angeles e para a não surpresa da maioria, o Alejandro Iñarritu ganhou o Oscar de melhor diretor - ganhando assim dois anos seguidos este prêmio e sendo a terceira vez seguida que um diretor mexicano ganha nesta categoria (em 2014 foi Alfonso Cuáron com "Gravidade").

Mas não vim falar sobre "O Regresso" onde o Tom Hardy tava bem melhor que o Leo Dicaprio, sorry not sorry (MAS O OSCAR FOI PRO LEOZINHO <3) e sim da trilogia do caos do diretor. Mas antes vamos falar brevemente sobre o diretor e sobre a teoria do caos.

Alejandro González Iñarritu nasceu no México em 15 de agosto de 1963 (Ele tem 52 anos - um diretor relativamente novo) e começou sua carreira como DJ (não consigo imaginar ele com essa cara sendo dj mas é real) e daí começou a compor músicas para filmes mexicanos. Em 1995 fez seu primeiro curta e em 2000 seu primeiro filme e desde então começou a chamar atenção da mídia. Ele tem 8 filmes e 3 curtas (mas acho que agora ele vai entrar no ritmo de um filme por ano como o Woody Allen *espero*)

Teoria do Caos
Também conhecido como "Efeito Borboleta", é basicamente a ideia de que algo muito pequeno pode trazer consequências enormes para o futuro. Por exemplo (exemplo da Mundo Estranho), você está indo para o vestibular da faculdade dos seus sonhos e o pneu do carro fura e você não consegue chegar a tempo na prova. Você então acaba em outra universidade onde seus amigos vão ser outros, os namorados/namoradas podem ser outros assim como seus filhos e netos. Também é a ideia de que o bater de asas de uma borboleta no Brasil pudesse causar em tornado no Texas.

(X)
Os filmes da teoria do Caos são três: Amores brutos, 21 gramas e Babel - além de terem nomes geniais que sabem como definir um filme (na minha opinião). Todos estão ligados por acidentes de carro (ou ônibus, em Babel) - não é spoiler, tá na sinopse de todos eles - e disso, o filme segue com as subnarrações relacionadas ao acontecimento - sem seguir a ordem linear de contar a história (o que eu não acho tão fácil de fazer mas a montagem do filme é sensacional)

Amores Brutos (Amores Perros, 2000)
love's a bitch

Foi o primeiro filme longa-metragem do diretor, foi indicado para vários prêmios como melhor filme estrangeiro no Oscar (ser indicado pro Oscar logo no primeiro filme, nada mal hein) e é considerado o Pulp Fiction mexicano.

A partir de um acidente de carro, conhecemos a história de três pessoas: Octavio, que sonha fugir com a cunhada, Daniel, um empresário que larga a esposa para viver com a modelo Valeria e Chivo, um catador de lixo que pretende acertar as contas com o seu passado.

(x)
O filme lançou o Gael García Bernal para a carreira internacional (e eu continuo esperando o dia que vão indicar esse homi pro Oscar e uns prêmios topissimos) e é um dos meus papeis favoritos que ele já representou <3

O nome original do filme faz mais sentido ("amores de cão/amores cães") porque todas as histórias envolvem amor com cães que os personagens tem, mas acabou sendo traduzido como "Amores Brutos" no Brasil. O filme lembra bastante o estilo do Tarantino, então se você não curte muito violência e sangue, esse filme não é pra você.

21 gramas (21 grams, 2003)
(X)

21 gramas mostra o caos a partir das decisões que tomamos diariamente. Uma decisão errada pode acabar influenciando em um acidente - que as pessoas podem chamar de destino, Deus, coincidência ou qualquer coisa assim. O filme tem um elenco de peso com Sean Penn, Naomi Watts e Benicio Del Toro.

Paul Rivers que está na fila para receber um transplante de coração e finalmente consegue quando já estava próximo da morte. Christina Peck é uma mãe que perdeu a família e Jack Jorden, um ex-presidiário que se encontrou na religião. E então acontece um acidente que une a história dos três. O filme mostra como cada um dos personagens lida com a morte, a vida, a dor, a culpa e a perda.

(X)(X)
A Naomi Watts e o Benicio foram indicados ao Oscar de melhor atriz e melhor ator coadjuvante, respectivamente. Acho que esse é o filme mais "suave" entre os três e ainda sim é cheio de conflitos e sentimentos transbordando dos personagens.

Babel (Babel,2006)
(x)

Babel é o último filme da trilogia do caos e leva a teoria para outro nível. O filme nos leva para Marrocos, Estados Unidos, México e Japão (e em cada lugar é falada a língua real do país - pra mim, ponto positivo!).

Em Marrocos, o casal Richard e Susan (Brad Pitt e Cate Blanchett, que casal) estão fazendo um passeio turístico quando tem seus destinos cruzados com a família de Abdullah. Nos Estados Unidos, a babá dos filhos do casal tem que escolher se decide levar as crianças pro casamento do filho no México. E no Japão, uma deficiente auditiva sofre em um relacionamento complicado com o pai.


O filme é o meu favorito da trilogia - em especial tem uma parte em que a deficiente auditiva vai para balada e eles cortam o som, para que podemos nos sentir como a personagem - e incomoda (provavelmente a proposta do diretor). A maneira em que o diretor vê os Estados Unidos também é interessante - e como os Estados Unidos enxerga o resto do mundo.

Sei que parece que eu não contei direito a história dos filmes mas é a minha tentativa de evitar os spoilers. Vale lembrar que todos os roteiros da trilogia do caos foram escritos pela mesma pessoa, o roteirista Guilhermo Arriaga (que só recebeu a indicação de melhor roteiro no Oscar por Babel).

Espero que tenham gostado do post <3
(podem me dar sempre dvds do Iñarritu porque eu sou total #teamiñarritu)
Bisous 

2 comentários:

  1. Não conhecia essa trilogia de filmes, mas fiquei com vontade de assistir. Adorei sua postagem <3

    MIGA SUA LOKA! EU ESTOU DE VOLTA!
    http://goo.gl/2GfUKy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô confiante que você vai gostar <3 hahaha. Obrigada chuchu! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...