♡ 5 filmes para assistir no aniversário de 80 anos do Woody Allen ♡

Hoje é aniversário do Woody Allen que completa 80 anos <3

Woody Allen nasceu em 1 de dezembro de 1935 em Nova York (onde se passam vários filmes dele)e foi diretor de 67 filmes (um diretor muito produtivo, dado que ele lança um filme a cada ano e continua a escrever mais e mais roteiros). Já foi indicado 23 vezes (!!!) ao Oscar e cinco quatro vezes (Melhor Filme: Annie Hall (1978), Melhor Diretor: Annie Hall (1978) e Melhor Roteiro Original: Annie Hall (1978), Hannah and Her sisters (1987) e Midnight in Paris (2012)

Como ele é um dos meus diretores favoritos, resolvi fazer esse post como uma homenagem ao seus 80 anos de idade (e mais de 50 de carreira - quero ser igual ele) juntando alguns dos meus filmes favoritos dele neste post.

Vicky Cristina Barcelona (2008)
Sinopse (wikipédia): Vicky e Cristina são duas americanas que viajam para Barcelona em férias por três meses. As duas amigas tem visões opostas sobre a vida e o amor. Vicky, que estuda a cultura catalã para seu mestrado, irá se casar em breve. Cristina ainda busca uma vocação. Em Barcelona, conhecem Juan Antonio, ex-marido da temperamental pintora Maria Elena, que as convida para um fim de semana em Oviedo. Este fim de semana mudará o rumo das férias.
Primeiramente: Penélope Cruz - nas poucas cenas que aparece, atua brilhantemente fazendo valer o Oscar que ganhou de melhor atriz coadjuvante (e ainda fala em espanhol, só amor)



O roteiro do filme, para mim é a melhor parte, cheio de reflexões sobre... bem, tudo, afinal é um filme do Woody Allen. 
As duas amigas vão te fazer lembrar de alguma miga sua que embora você goste muito sabe que tem uma visão bem diferente que a sua para a vida. A trilha sonora é ótima e as cenas gravadas na cidade são tão lindas que vão fazer você querer pegar um avião para conhecer Barcelona também

Meia-Noite em Paris (2011)
Sinopse(wikipédia): Gil é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela á Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos sozinho e descobre que ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos. 
Meia-noite em Paris é um dos queridinhos de quem gosta do diretor.

Seria pelo elenco com Rachel McAdams, Marion Cotillard, Tom Hiddleston e Carla Bruni? Seria pelas paisagens incríveis de Paris? (Gostaria de viver em um dos filmes do Woody Allen - não sei como ele acha tantos lugares lindos). Ou talvez, na minha opinião por esta volta no tempo que nos permite virarmos amigos junto com o protagonista de F. Scorr Fitzgerald, Ernest Hemingway e Salvador Dali, entre outros. Òtimo para assistir com a família em um domingo e se deslumbrar com todas as partes do filme.


Match Point (2005)
Sinopse(wikipédia): Um professor de tênis conhece Chloe, uma jovem de família rica e os dois começam a namorar. Pouco tempo depois, se apaixona por Nola, a namorada americana do irmão de Chloe.

Match Point é um dos filmes mais importantes da carreira do Woody Allen, e foi a "luz do fim do túnel" de uma fase ruim em sua carreira - mas nada como dar a volta por cima em um filme com a Scarlett né mores.



O filme é fortemente inspirado em no livro "Crime e Castigo" de Dostoyevski - fazendo referências com trechos, inclusive. Eu assisti o filme faz muito tempo e na época fiquei bem impressionada com a história, e em um momento climax eu fiquei um tanto paralisada (no spoilers, you're welcome). È um filme sobre sorte, prestem atenção nos detalhes.

Tudo Pode Dar Certo (2009)
Sinopse(wikipédia): O filme narra um improvável relacionamento entre um antigo jogador de xadrez velho e hipocondríaco, Boris Yelnikoff, e uma jovem ingênua, sulista e recém-chegada a Nova York, Melodie. Ela inicialmente pede-lhe lugar para passar uma noite, que em seguinda vai se estendendo por semanas.

Melodie e Boris são pessoas que você já conhece (ou você é algum deles) - o amigo pessimista que não vê nada de bom na vida, e a amiga doce e romântica que sonha com o príncipe encantado e vê o melhor dos outros.

Woody Allen é definitivamente Boris, em um roteiro que vai te fazer rir muito sobre as loucuras que vivemos na sociedade e viver com pessoas que são nossos opostos. O filme marca o retorno de Woody Allen á NY, depois de passar cinco anos filmando na Europa.


Annie Hall (a.k.a Noivo Neurótico, Noiva Nervosa - 1977)
Sinopse(wikipédia):O filme conta a história de Alvy Singer, um humorista judeu que faz análise há quinze anos. Ele acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira, e com a cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo estão morando juntos e não demora para se iniciar períodos de crises conjugais.
Na real, qual é a dessa tradução do título em português?

Quem gosta de 500 dias com ela, provavelmente vai gostar do filme, que tem um estilo parecido de "o-que-deu-errado-no-nosso-relacionamento" com flashbacks de momentos soltos entre o tempo. Assisti o filme no avião durante uma viagem e o filme parece ter passado tão rápido. Novamente, com muitos lugares bonitos de Nova York no filme, quase um clipe indie. Diane Keaton <3

happy birthday, Woody

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...