Garota Exemplar (Gillian Flynn)

No meio da loucura da vida e dos estudos, eu sinto que abandonei o hábito de ler. Estou indo para o quinto livro lido este ano, mas já fui uma devoradora de livros que os pais tinham medo de levar na livraria. Mas no meio da loucura dos tantos textos da faculdade, arrumei um tempo para ler um livro que já estava na minha lista fazia um tempo: Garota Exemplar, da Gillian Flynn.

A Rebecca me emprestou a versão dela do livro (entrem no blog dela) que como vocês podem ter a dica pela capa (eu prefiro a capa original do livro que é preta maravylhosa)- tem uma versão adaptada para o cinema com o Ben Affleck, e para mim foi um dos melhores filmes de 2014, dirigido pelo meu querido David Fincher <3 (#nuncadecepciona)

Para ser justa ao resenhar esse livro, devo dizer que antes mesmo de ler o livro eu já tinha assistido o filme (que depois de ler o livro, acho que a escolha do Ben Affleck para o personagem principal foi certeira. E o livro foi muito bem adaptado em roteiro para o filme. Uma das minhas broncas do Oscar é o David Fincher não ter sido indicado em 2015 para melhor diretor) então já sabia todos os desdobramentos e o desfecho da história. 

 Amy Dunne desapareceu. No dia do seu quinto aniversário de casamento com Nick, que ao chegar em casa encontra a casa toda revirada e nenhum sinal da esposa. Será que Amy foi sequestrada? Ela está viva? Nick é realmente inocente? Aos poucos percebemos que a verdade não é forte do casal.

O livro é dividido em três partes e a narração se alterna entre os pontos de vista de Nick e anotações no diário de Amy, para que tenhamos os dois lados da moeda e possamos fazer as nossas próprias teorias. Os dois personagens passam longe da delicadeza e partem muitos momentos para linguagem pesada ao contar como a história dos dois chegou até o presente do livro.

 Mesmo já sabendo a história de cor, a leitura me prendeu, e eu ansiava pelos momentos que ia lembrando do filme, e mesmo assim conseguia me surpreender em muitos momentos com a boa narração. Uma curiosidade divertida é que no filme eu comprei facilmente o lado de Nick, mas se tivesse lido antes o livro eu provavelmente iria alimentar durante o livro uma suspeita por ele.

O personagem de Nick é jornalista e em muitos momentos do livro, ele conta sobre como a "crise" da leitura impressa afetou o trabalho dos jornalista de revistas e jornais e faz reflexões sobre o que ele aprendeu nos anos de jornalistas (e com várias referências de filmes - jornalistas e cinema <3), que eu concordei em vários pontos no pensamento dele.

Eu também curti bastante a diagramação do livro, achei bem gostoso de ler nesse formato.

 Se você chegou até aqui: obrigada <3
E acho que já percebeu que o livro é mais do que indicado por mim!

Já leram o livro? Já viram o filme? Me contem! (aceito indicações também)
Bisous

2 comentários:

  1. Eu já vi o filme, mas não gostei! hahaha quase cravei meu celular na TV de raiva do final.

    Não sei se eu não entendi o enredo do filme, ou o que foi. Mas eu esperava um final bem melhor, bem melhor mesmo. Fiquei com tanta raiva que me questionava como tanta gente indicava esse filme, mas agora já passou hahaha

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! HAHAHAHAHAHAHA
      Mas eu entendo seu ponto de vista porque eu também fiquei um tanto confusa se o final era "justo" mas depois, e com a leitura do livro, percebi que era o final que os personagens mereciam.

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...