Sobre o meu primeiro semestre na faculdade de jornalismo


O primeiro semestre da faculdade acabou e vim contar como foi a experiência.

Pra quem não sabe, eu curso Jornalismo no Mackenzie. O curso dura 8 semestres e é um dos melhores do país com 5 estrelas pelo guia do estudante e primeiro lugar em avaliação do mercado pelo Ranking Universitário Folha. 

Só estou no segundo semestre mas sinto que eu acertei em cheio na minha escolha. È o sentimento de gostar de ir pra faculdade e querer aprender coisas novas. Vou falar mais das matérias nesse post mas qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu respondo!

Psicologia - Eu decorei todos os mecanismos de defesa, agora culpo eles por muitas coisas hahaha. Psicologia sempre me interessou então foi uma matéria que eu gostei bastante, estudamos a vida de Freud e sua teoria da personalidade, passamos por mecanismos de defesa e terminamos com Behaviorismo. Também fizemos uma revista, o tema do meu grupo era a construção da AIDS como notícia.

Sociologia - Não é uma matéria que eu me interesse muito mas eu acabei indo bem nela (vai saber como eu fechei com 9,7). Estudamos a história da sociologia com enfoque em três personalidades importantes: Karl Marx, Èmile Durkheim e Max Weber. Tivemos que escolher um tema social para fazer trabalho com base em algum sociólogo e meu grupo escolheu suicídio na sociedade moderna com base no livro "O suicídio" do Durkheim.

Conceitos Fundamentais do Jornalismo e da Notícia - Foi a matéria que eu mais me senti jornalista. Fizemos lead, matéria e reportagem. Aprendemos como entrevistar as fontes, pesquisar informações, saber quantos toques você tem que escrever ... Cada matéria foi um drama hahaha. Mas você sente que vai pegando o jeito e adaptando seu jeito de escrever.

Fotografia e Tratamento de Imagem - Eu já fiz um post sobre as aulas de fotografia que você pode ver AQUI. Eu sempre me interessei por fotografia, acabei ainda mais apaixonada. Aprendemos a história da fotografia, conhecemos o trabalho de alguns fotógrafos, usamos lentes diferentes e aprendemos a usar iluminação em um estúdio. Na parte de tratamento de imagem aprendemos um monte de coisas, desde correção no rosto da pessoa até ficar brincando de montagem hahah.

Cinema - Pensa em uma pessoa que ia toda sexta-feira pra aula apaixonada. Euzinha. Amo o mundo do cinema e meu professor era sensacional! Aprendemos processo pré-produção, produção e pós-produção, tivemos aulas de filmes como "A origem", "Cidadão Kane" e a trilogia "Matrix", aprendemos sobre cores nos filmes, trajetória do herói e alguns truques do cinema. Tivemos uma prova onde meu professor passava uma cena de um filme e nós tivemos que identificar movimentos da câmera, planos e coisas da parte técnica do filme, um trabalho para analisar o filme "Os Vingadores 2" e escrever uma crítica para um curta que ele passou. Vai ser a aula que eu mais vou sentir falta :(

História da Arte e da Cultura - Você aprende a ser cult hahaha. Nas aulas de história da arte aprendemos sobre movimentos artísticos como impressionismo, futurismo, surrealismo etc. Visitamos a exposição Museu Dançante do MAM e tivemos que fazer uma revista sobre a exposição. O negócio de arte é que quando você entende a época e o artista ela se mistura com a história e fica fácil de se entender. Também tivemos uma atividade incrível onde pintamos com giz de cera vendo um quadro de Kandinsky ao som do Lago dos Cisnes de Tchaicovsky (foi um momento super "amo minha faculdade/chupa exatas")

Música - Sinceramente achei que seria mais legal. Aprendemos as coisas básicas como notas músicas mas acho que aprendemos muita matéria teórica que não vou usar, daí algumas aulas eram meio chatas. Acho que eu senti falta de ... música. Mas pro fim do semestre começamos a estudar Tropicália e a música no Brasil (que eu tinha sentido falta nas aulas) e eu comecei a gostar um pouco mais.

Teorias da imagem - Sabe quando a matéria é legal mas o professor nem tanto? Aquele sentimento que seu professor tá te enrolando blé. Aprendemos a analisar padrões em filmes, comerciais e propagandas, procurar referências e as mensagens que estavam sendo passadas. Ainda bem que eu não tirei xerox de tudo porque nós só usamos os textos de um dos xerox.

Gramática, Interpretação e redação jornalística - Essa aula era dividida em duas. De terça eu tinha aula de gramática com um professor - aprendia crase, pronomes relativos, essa parte bem de regras da escrita. E de quinta eu tinha aula com uma professora que falava sobre vícios de linguagem, funções da linguagem etc. Aquela aula de português da escola com um clima mais de cursinho.

Ética e Cidadania I - Aquela matéria suave onde você tem que avaliar e decidir o que é ético a se fazer na situação. Tivemos análise de casos e aprendemos sobre vários tipos de ética. Uma aula meio neutra mas que quebra o pesado de algumas outras.

Além das aulas, tivemos a semana de jornalismo onde eu pude trabalhar fazendo a cobertura do evento pelo Facebook e ainda tive a oportunidade de conhecer gente bacana como o Juca Kfouri, Leão Lobo e o Leonardo Sakamoto. 

A estrutura da faculdade é muito boa - desde a biblioteca até os estúdios de fotografia. Gostei bastante dos professores, não sei se por escolher um curso de comunicação meus professores tem uma vibe de querer conversar pra ver se tá bom, sempre querer passar a informação da maneira mais clara etc.

Acho que é isso sobre meu primeiro semestre da faculdade. Pra escolher jornalismo você tem que ter amor pela profissão, pesquisar a grade pra ver se te interessa, ser curioso e sempre querer aprender - é isso uma das coisas que mais me perguntam.

Qualquer pergunta estou á disposição

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...