Viajando para o Rio de Janeiro - Dias 1 e 2 (Confeitaria Colombo, Centro e primeiras aventuras)

Bonjour! Enquanto escrevo este post do conforto da minha cama, gostaria de estar de volta ao Rio de Janeiro onde eu provavelmente estaria á esta hora em um bar, comprando pizza ou simplesmente andando pelas ruas de Botafogo.

O meu plano inicial era fazer um diário de viagem cheio de dicas e fotos sobre a semana incrível que passei no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas (10-17 de Agosto) mas como não sou organizada o suficiente, o que você vê é o que você terá - prometo que estou fazendo o meu melhor -, mas você terá o Zac Efron no final dessa aventura, então fique mais um pouco!

Mas primeiramente: Como raios eu fui parar no Rio de Janeiro? Para resumir a ópera, como minha mãe diria, fiquei sabendo de um formulário que se destinava para estudantes de jornalismo do Mackenzie (e como grande parte de vocês devem saber, eu preencho os dois requisitos) de um processo seletivo que selecionaria alguns mackenzistas para ir o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas para ajudar estudantes de jornalismo americanos a criar conteúdo sobre o Brasil e as Olimpíadas. Basicamente eu me inscrevi, passei por três fases de seleção (todas em inglês) e fui selecionada para passar uma semana auxiliando os estudantes da Ball State University, de Indiana. (Se você quer saber mais sobre como foi o processo, eu escrevi um texto falando sobre isso e sobre não se achar boa o suficiente, que você pode ler aqui. Resumi ao máximo aqui porque eu sei que escrevo muito haha).


No dia 10 de agosto, eu e mais três estudantes do Mackenzie (duas meninas e um menino - que é da minha sala. E por sorte maior do universo, todos nós nos demos muito bem) pegamos um voo ás 11h no Aeroporto de Congonhas com destino ao Aeroporto do Galeão no Rio. O voo entre as duas cidades dura cerca de uma hora, felizmente.


Quando chegamos lá no Rio de Janeiro, tínhamos a opção de pegar um BRT (um ônibus que passa por vários bairros do Rio) por R$16 mas acabamos pegando um táxi, onde o moço fez um preço fechado de R$20 por pessoa e nos deixou na porta do Hostel. Alguns pequenos parênteses:

$Dentro do aeroporto tem gente que quer fazer corrida fechada por R$140, fujam!

$A corrida saiu no total R$80 do aeroporto até o Hostel, mas na volta usando o Uber a corrida saiu R$38 do Hostel até o aeroporto. Falarei mais tarde nessa série de posts sobre táxi e uber no Rio de janeiro. (mas já adianto que Uber no Rio é mais barato que em São Paulo)

$Na hora de planejar sua viagem tenha em mente que o Aeroporto do Galeão é o mais longe do Rio, já que fica localizado na Ilha do Governador. O Galeão é a versão carioca do Aeroporto de Guarulhos. E o Aeroporto Santos Dumont é a versão carioca de Congonhas.


ET, me leva de volta pro Rio!

È um tanto tragicômico dizer isso mas o meu primeiro dia no Rio de Janeiro, basicamente serviu para me mostrar o quanto eu sou paulistana. O céu estava cinza, fazia frio e foi só eu encostar o pé na rua que já começou a chover.

Ficamos hospedados no Meiai Hostel por uma semana, que fica no bairro de Botafogo. Eu não tirei fotos do Hostel (só a do ET <3) mas peguei essas do site deles que realmente mostram o hostel como ele é.


O Hostel havia sido fechado para nós e divisão dos quartos era feita por sexo. No meu quarto haviam quatro beliches (logo, oito meninas no quarto) e embaixo de cada beliche havia uma gaveta com chave para guardar coisas de valor (ou no meu caso, biscoito globo).

Todos os quartos tinham ar condicionado, que embora nós podíamos pegar o controle na recepção, foi o motivo pelo qual eu aluguei um cobertor no hostel - R$10 uma sacola lacrada com um cobertor branco + lençol durante toda a estadia.

O Hostel tem um Restaurante/Bar chamado Guilhermina e todos os dias o café da manhã era servido lá das 7h ás 10h. A comida do Hostel era uma delícia e o café da manhã sempre tinha um bolo maravilhoso. Os atendentes do restaurante eram super legais com a gente e tinham duas meninas colombianas com quem eu falava (ou melhor, tentava falar) em espanhol.

Subindo uma escada pelo lado de fora do Hostel você ia parar em um terraço com espreguiçadeiras para quando fizesse sol - fizemos uma espécie de lual lá em uma das noites. Você pode levar comida para o Hostel porque eles tem uma geladeira, e eles disponibilizam etiquetas para você marcar seu nome no que é seu.

A diferença dessa foto para o que eu encontrei é que havia um e não dois computadores e acrescentaram dois sofás.

O Meiai tem uma sala de estar no segundo andar com livros, sofás, uma televisão e um computador que qualquer um pode usar. Normalmente ficávamos lá para usar o wi-fi do hostel.

Outra coisa legal é que eles tem uma lousa que eles atualizam com as festas legais que vão acontecer durante a semana. E em uma das paredes eles separam por dias os panfletos de festas e de atividades/tours pelo Rio de Janeiro. Ah, o Meiai fica á 10 minutos caminhando do metrô Botafogo (praticamente uma reta)

Ufa! Acabou a resenha do Hostel! Mas ainda dá pra usar esse espaço pra dizer que os recepcionistas e funcionários são mega educados e atenciosos! De sair da recepção ás duas manhã para encher a minha garrafa de água até me acalmar quando eu estava tristinha.

Meiai Hostel/Restaurante Guilhermina
Rua Guilhermina Guinle, 127 
Botafogo
(esses dias me perguntaram onde eu morava e eu sem querer falei o endereço do hostel - foi a saudade falando mais alto haha)

(21) 3495-4481

Já que choveu o dia todo, passamos o dia todo no Hostel também. Lá para umas seis da tarde conhecemos todos os estudantes e conversamos com um dos professores sobre como ia funcionar a nossa interação com os estudantes americanos.

Depois disso fomos andando até a praia de Botafogo e acabamos aonde? Em um Shopping, claro - somos muito paulistanos. O Botafogo Praia Shopping tem oito andares, mas quando você está com fome parece que tem uns 15.

Jantamos no Billy The Grill e pedimos um combo que vinha hambúrguer + bebida + batata frita por R$15,90. Foi "OK" pelo preço mas não voltaria lá. Já a nossa amiga vegana teve mais sorte no "Hare Burguer" que tem várias opções para quem é vegetariano/vegano. Então fica a dica dela para vocês!

E no último andar - que é uma praça de alimentação com cinema, as paredes são de vidro e você tem uma vista panorâmica da praia de Botafogo e parte da cidade.

Botafogo Praia Shopping
Praia de Botafogo, 400 - Botafogo

No outro dia, dividimos os estudantes brasileiros em grupos e cada um foi para um lugar. De manhã, peguei o metrô (no outro post vou falar sobre metrô, uber, táxi etc) com um grupo que tinha estudantes, uma professora e um dos responsáveis da Campus Brasil (que intermediou todo o processo entre Mackenzie e Ball State University - ou BSU).

Passamos a manhã caminhando pela Lagoa Rodrigo de Freitas e de longe até que conseguimos ver de longe o Estádio da Lagoa, onde aconteceram as competições olímpicas de remo e canoagem. Até dava para escutar um pouco da competição mas eu não conseguia ver quase nada hahah.

Olha a credencial delaaaaaaa!

A BSU me fez uma carta de recomendação e eu fui credenciada como imprensa durante as Olimpíadas! O Rio de Janeiro criou um espaço chamado Rio Media Center que infelizmente eu não conheci, mas todos os dias tinham talks acontecendo lá, além de degustação e programas especiais par a imprensa (e wi-fi e coca-cola de graça, fiquei sabendo haha). Essa credencial linda me rendeu balada de graça, cartão do metrô do Rio de graça - e com acesso á linha nova - além de uns brindes como pen drive e cortesias em restaurantes - amo ser imprensa <3 hehe

Depois, pegamos o metrô até a estação Carioca, e para a minha felicidade fomos almoçar na Confeitaria Colombo - que era um dos meus goals para essa viagem (e que eu acabei indo três vezes, não nego).

A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Manuel José Lebrão e Joaquim Borges Meireles e fica localizada no centro do Rio de Janeiro. A Confeitaria é um dos pontos turísticos da cidade e já foi frequentada por personalidades como Olavo Bilac, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Chiquinha Gonzaga e o meu escritor favorito, Machado de Assis.

A confeitaria está sempre cheia, não importa quem horas você vá. Você pode pegar tentar uma mesa no salão ou comer no balcão e suas pequenas mesas que ficam em um canto da confeitaria.

O preço da comida é um tanto salgado - eu paguei R$9,90 por cada coxinha e vi um brigadeiro pelo mesmo preço, além de uma bomba de creme por R$12. Eu sugiro que você feche os olhos na hora de pagar e pense na oportunidade única que é estar lá hahahahaha. Todas as vezes que eu fui lá eu ganhei uma moeda olímpica (aquelas de um real que vem com um desenho olímpico no verso) #fikdik

Agora vamos dedicar um parágrafo para a coxinha da Confeitaria Colombo. Eu como uma grande apaixonada por coxinha devo dizer que gostei bastante da coxinha deles. Tem a versão normal e com queijo - peçam a com queijo, ela é mais cremosa! E a massa se desfaz na boca de tão macia. Não é tão boa quanto a coxinha do Veloso ou da Padaria Real, mas com certeza deve ser uma das melhores do Rio.

A Confeitaria tem um segundo andar que promove chás da tarde - queria muito <3 - e no térreo eles tem uma espécie de lojinha da confeitaria onde vendem desde chaveiros e biscoitos, até a louça usada pela Confeitaria Colombo.

 O elevador da Confeitaria Colombo é desses antigos, eu acho um charme <3

Quando eu fui, a fachada da confeitaria estava em obras e metade dela estava coberta com um tecido azul transparente e alguns andaimes. Cuidado na hora de entrar e sair da confeitaria pra não se machucar ou esbarrar no andaime, galera.

Confeitaria Colombo
Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro
(21) 2505-1500

Horários de funcionamento
De segunda a sexta: 9h ás 19h30
Sábados: 9h ás 17h
A Confeitaria Colombo não abre aos domingos.

Andamos mais um pouco pelo centro do Rio de Janeiro e eu notei que os cariocas são muito expressivos através da arte de rua. Grande parte dos lugares tinham coisas grafitadas na parede (bastante em inglês, para a minha surpresa) e eu não sei nem a estimativa de quantas vezes eu vi pôsteres com a frase "mais amor por favor"

Passamos também pelo Largo São Francisco de Paula e entramos em uma igreja chamada Venerável Ordem 3 dos Mínimos São Francisco de Paula. Eu não sou uma pessoa religiosa, ou algo do tipo, mas eu fiquei impressionada em como a igreja é linda por dentro. Minhas fotos saíram todas borradas porque o pessoal da igreja ficava me olhando feio quando eu tirava foto, mas fica a dica se você gosta de igrejas ou é devoto de São Francisco.


Do Largo São Francisco de Paula fomos parar na Rua Luís de Camões - será que amei o nome dessa rua???? - para visitarmos o Real Gabinete Português de Leitura. O gabinete era um dos lugares que eu queria visitar durante a minha estadia no Rio, porém demos o azar do gabinete estar em reforma.


 O que eu vi dentro do prédio:
O que eu deveria ter visto se o gabinete não estivesse em reforma:
foto retirada do site biblioo.info

Segundo um dos funcionários do gabinete, a previsão é que lá pro ano que vem, a reforma acabe, mas sinceramente nem sei se o próprio bota fé neste prazo. De qualquer maneira vou colocar o endereço para vocês.

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões, 80 - Centro

E para acabar com o tour centro da cidade, passamos na rua do Rio Schenario (que vai aparecer mais para frente nessa série de posts) que estava decorada com muitas bandeiras de países.

 Se você chegou até aqui, parabéns! haha

 Essas fotos acima foram tiradas no Parque Tiradentes, ainda no centro do Rio de Janeiro. Todas as fotos deste post foram tiradas com o meu celular, por isso algumas delas estão com qualidade ruim, peço desculpas :( - nos outros dias eu usei a câmera e as fotos estão melhores.


Lá pro final da tarde (como vocês podem perceber o dia rendeu bastante haha) fomos para o bairro de Santa Tereza para um dos alunos da bsu fazer uma entrevista com um artista que pinta azulejos.

O artista que chama Eduardo Vianna, nos recebeu na casa dele e além de dar a entrevista, pintou um azulejo na nossa frente para o pessoal da BSU fazer um vídeo mostrando o processo.
Eu nunca tinha visto pessoalmente alguém pintar azulejo (só em vídeo de facebook, confesso) então não tinha ideia de como ia acontecer. Primeiro, o Eduardo pegou um azulejo quadrado - desses que revestem o chão do banheiro e jogou no chão várias vezes para criar pedaços irregulares. Daí, ele pegou a aquarela dele e começou com os dedos e uma esponja a criar desenhos. È surreal ver aquilo acontecer na sua frente. Um monte de borrão colorido do nada se transforma em uma paisagem do Rio de Janeiro. No final, ele "queima" o azulejo para as cores fixarem.


Quando terminamos de gravar a entrevista com o artista voltamos todos para o Hostel e eu já estava morrendo de fome, daí os migos brasileiros se juntaram para ir atrás do jantar. Fomos em uma pizzaria que fica de frente para uma das entradas do metrô Botafogo e chama Vezpa Pizzas.


A Vezpa Pizzas tem várias filiais pelo Rio de Janeiro e pelo que eu conversei com um pessoal do Rio de Janeiro é uma das pizzas queridinhas dos cariocas. A Pizzaria é praticamente um retângulo de loja com uma decoração moderninha, com várias telas de televisão passando as promoções e as pizzas ficam a mostra para escolher. 


Você pode tanto comprar a pizza inteira, a fatia da pizza ou combos. Existem combos de pizza por R$79 (com duas pizzas médias+Refrigerante 2 litros) ou combos de fatia + bebida (que é o que nós escolhíamos) a partir de R$19,90.


Vezpa Pizzas + Um pouco da decoração e os três tipos de combos de fatias (no lado do copo haha) - eles também fazem lasanha!

Eles tem três categorias de pizza e os preços vão variando conforme cada uma (clássicos, originais e premium, fora as doces) mas não vi nenhum combo de fatia passar de R$22 (vide foto acima). A fatia da pizza é gigante, sério. Experimentei a de calabresa (amor eterno) e a de Marguerita - eu não sei se eu dei azar em TODAS as vezes mas as pizzas com queijo sempre pareciam que o queijo tava meio seco/duro. A pizza lembra muito as pizzas de Nova York, a própria Vezpa diz que a pizza deles é 50% Nova York, 50% Napoli.

Também tem pizza doce - tem uma de pizza cookie, gente <3 Não comi porém me arrependo de não ter pedido ela nem a sobremesa Iceberg Italiano, que é uma fatia de pizza doce + sorvete ben&jerry's + nutella. AVE.


Você pode comprar e levar - eles colocam nessa caixa de papelão - ou comer a pizza em mesas que ficam do lado da calçada (uma das vibes que eu mais amo do Rio de Janeiro é que a maioria dos restaurantes e lugares de comida sempre tem mesinhas do lado da rua <3). Durante uma semana eu fiz três refeições lá - tirem suas conclusões se eu gostei haha.


Vezpa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 805 - Botafogo

Horários de funcionamento:
Todos os dias das 11h á 1h.

Espero que tenham gostado do primeiro post da viagem do Rio de Janeiro <3
Se alguém quiser me mandar de volta, por favor, fique a vontade haha.

Se tiverem alguma dúvida/sugestão/whatever deixa nos comentários que eu te respondo!

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...